• Rafael Alves Rodrigues

Sinalização Viária

Atualizado: 5 de fev. de 2020

A Sinalização de trânsito, conhecida também como sinalização viária, faz parte do nosso caminho diário, seja indo de casa para o trabalho ou da faculdade para um passeio com os amigos, ela garante a sua segurança durante todo o percurso. Nesse texto nós vamos te ajudar a entender melhor sobre o que é a sinalização viária.



O que é sinalização viária:

É o conjunto de elementos que orientam os pedestres e condutores de veículos de transportes sobre as regras de circulação no trânsito, sejam eles automóveis, motocicletas, caminhões ou até mesmo bicicletas. Tais elementos podem ser implantados à via de duas formas: vertical ou horizontal.


As placas de trânsito são um exemplo de Sinalização Viária Vertical, pois elas podem ser implantadas em postes, balizas de aço galvanizado, braços projetados, pórticos e semipórticos. O que define o local em que a placa deverá ser implantada é o Projeto de Sinalização Viária. Neste, estão descritos os tipos de suporte e as medidas das placas de trânsito, essa regra vale para Placas de Advertência, Placas de Regulamentação e Placas Indicativas.


As Defensas Metálicas e os Guardrails também são fundamentais para a segurança de trânsito em locais com risco de quedas e atropelamentos.


Integrante da Sinalização Viária Vertical, os Semáforos também são considerados no grupo de Sinalização Viária Semafórica. Eles são implantados para controle de fluxo de veículos e pedestres em cruzamentos, alternando o direito de passagem conforme a sua programação.


Quando o assunto é Sinalização Viária Horizontal, existem vários elementos importantes a serem citados: as faixas de demarcação viária, delimitam locais de circulação de veículos, travessias de pedestres, estacionamentos, linhas de canalização e alertam aos motoristas sobre condições eventuais, como a presença de estudantes. Essas faixas podem ser demarcadas com diferentes tipos de materiais:


  • Tinta a Base de Resina Acrílica;

  • Epóxi;

  • Laminado Elastoplástico;

  • Termoplástico Aspergido;

  • Termoplástico Extrudrado;

  • Tinta Bicomponente.


As tachas e tachões (conhecidos popularmente como tartarugas), os redutores de velocidade (quebra-molas), os segregadores e as passagens elevadas para pedestres também são importantes para a segurança do trânsito e não podem deixar de serem citados como dispositivos auxiliares da Sinalização Horizontal.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre a sinalização viária, você entende o quanto ela é importante tanto nas vias públicas quanto em empresas privadas.


Se você tem um projeto de sinalização para ser desenvolvido, pode contar com a Sinalis para torná-lo realidade. Solicite o seu orçamento.


#sinalizaçãoviária #sinalizaçãohorizontal #sinalizaçãovertical #segurançaviária